Introdução: As Ciências Humanas fazem parte das grades curriculares dos cursos das áreas de saúde conforme orientam as diretrizes curriculares nacionais de cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Farmácia, Educação Física. Um dos objetivos declarados nas diretrizes para a inclusão de disciplinas como Antropologia, Sociologia e Filosofia nas graduações das áreas da Saúde é o de que se pretendem ter profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Mas, será que os graduandos desses cursos se interessam por essas disciplinas das Humanas? E mesmo que muitos ou poucos não gostem de disciplinas como essas, como os estudantes dessas áreas da Saúde entendem a inclusão na grade curricular das disciplinas das Humanas? O que eles pensam, de modo geral, atualmente sobre tal formação generalista, humanista, crítica e reflexiva? Este presente projeto de pesquisa tem como objeto de estudo principal fazer um estudo exploratório das representações sociais que os estudantes das áreas de Saúde possuem sobre as disciplinas das Ciências Humanas nos seus cursos de graduação. O conceito de representação social foi tratado inicialmente nas ciências sociais por Emile Durkheim no século XIX e na abordagem da Psicologia Social com autores como Serge Moscovici e Denise Jodelet, em meados do século XX. Uma representação social, em definição geral, é um pensamento ou ideia coletiva que é comum ou compartilhada por um grupo e que tem força social ou poder simbólico na orientação das condutas dos indivíduos e nas suas formas de pensar e agir na realidade social de que fazem parte. Objetivo: Realizar uma investigação exploratória das representações sociais sobre as disciplinas das humanas compartilhadas pelos estudantes das graduações das áreas da Saúde de uma instituição particular de ensino em Fortaleza no corrente ano de 2025. Metodologia: Este é um tipo de estudo exploratório e descritivo que irá utilizar técnicas de coleta de dados como questionários e entrevistas para atingir um universo de amostragem considerável tanto quantitativamente como qualitativamente, em um primeiro momento. E, em um segundo momento, buscará sistematizar e organizar os dados coletados e utilizar a técnica da análise de discurso para a identificação e interpretação das informações coletadas. No momento, estamos concluindo o projeto de pesquisa para fazer a submissão do parecer ético no Comitê de Ética da instituição onde pretendemos realizar a pesquisa. Este estudo tem a participação do pesquisador responsável e de três assistentes de pesquisa, com duas estudantes do curso de Enfermagem e um estudante do curso de Psicologia da Unifametro. O pesquisador responsável e os assistentes, todos sem exceção, fizeram pesquisas iniciais por obras e artigos acadêmicos pertinentes ao nosso tema e ao nosso objeto de estudo em bases de dados como Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus e Science Direct e, com este material teórico-científico coletado realizamos, em separado, fichamentos e anotações para a parte da redação do projeto e, posteriormente, de nosso relatório final que deverá ser em forma de artigo acadêmico. Resultados parciais e Discussão: Aqui compartilho o que um dos nossos pesquisadores assistentes relatou acerca desta primeira etapa de nosso projeto de iniciação científica: << A escolha e o estudo dos artigos contribuíram para melhorar a capacidade de interpretar criticamente os textos e resumir informações essenciais, competências fundamentais para elaborar o referencial teórico. Ademais, essa etapa proporcionou uma compreensão mais ampla sobre a importância das ciências humanas na formação em saúde, reforçando uma abordagem educativa mais humana. Ainda, desde o contato inicial, foi possível desenvolver um bom diálogo entre os integrantes da Iniciação, com o professor orientador buscando esclarecer as dúvidas que surgiam ao longo dessa fase. Assim, percebeu-se que os discentes passaram a ter mais segurança para colocar em prática tudo o que foi planejado durante os encontros.>> Considerações finais: A presente Iniciação Científica busca um estudo inicial e exploratório acerca das representações sociais compartilhadas pelos estudantes da área da Saúde de uma instituição de ensino superior de Fortaleza no corrente ano de 2025 e tem sido uma experiência importante para os pesquisadores assistentes e para o pesquisador orientador. É importante salientar que a pesquisa somente irá ter início após aprovação do parecer ético do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unifametro. Estamos na fase de elaboração do Projeto para a submissão ao CEP. Por fim, reproduzimos aqui mais um relato de um dos nossos pesquisadores assistentes: <<...a fase inicial de produção científica demonstrou-se extremamente valiosa para os estudantes envolvidos. Além disso, a revisão da literatura mostrou-se como um primeiro passo essencial na elaboração de trabalhos científicos, além de ser um exercício de análise crítica e rigor metodológico. Apesar dos desafios encontrados, sobretudo na escolha adequada das fontes>>.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.